Modalidades - Qin Na / Chin Na

Qin Na pode ser entendido como agarrar e controlar, sendo Qin traduzido por agarrar/apanhar, tal como uma águia agarra a sua presa, e Na por segurar/controlar.

 

De um modo geral, para que a capacidade de combate seja eficiente, todos os estilos chineses têm quatro categorias de técnicas: Pernas (Ti), Mãos (Da), Projecções (Shuai) e Chaves (Qin Na), categoria esta que engloba técnicas de agarrar, que se especializam em controlar e imobilizar articulações, músculos ou tendões.

分筋

錯骨

閉氣

 點脈

點穴

Desta forma, o programa de Qin Na da YMAA, inclui cinco categorias:

 

  • Dividir os Músculos/Tendões (Fen Jin) ou Agarrar os Músculos/Tendões (Zhau Jin) – Por um lado, Fen Jin está relacionado com as técnicas que causam rupturas nos músculos/tendões, quando as articulações são dobradas e torcidas. Por outro, Zhua Jin refere-se ao agarrar, pressionar e puxar os músculos/tendões.

 

  • Deslocar os Ossos (Cuo Gu) – são técnicas que causam luxações ao exercer-se pressão sobre as articulações na direcção errada do movimento natural dos ossos.

 

  • Selar a Respiração (Bi Qi) – são técnicas que causam insuficiência respiratória podendo ser feito de três formas: por estrangulamento da traqueia, por ataque aos músculos que envolvem os pulmões ou por ataque a pontos de acupressão específicos ou terminações nervosas.

 

  • Pressionar ou Selar as Veias/Artérias (Dian Mai ou Duan Mai) – são técnicas que provocam deficiência circulatória ao nível dos vasos sanguíneos, sendo executas através de pressão, impedindo a circulação do sangue, ou por ataque causando rotura dos vasos.

 

  • Pressionar os Meridianos ou Pontos de Acupunctura (Dian Mai ou Dian Xue) – são técnicas que afectam ou perturbam a circulação do Qi, através de ataques cirúrgicos a 108 pontos de acupunctura. A capacidade de penetração dos ataques e a hora correcta são determinantes para o sucesso desta categoria.

 

 
 
 
 
 

Na YMAA treinam-se cerca de 120 técnicas divididas por seis fases de aprendizagem, em baixo pode consultar o programa de treino actualmente definido pela YMAA Portugal:

  • Facebook Reflexão
  • Reflexão YouTube

Perfil de Facebook

Canal YMAA Portugal

Associação de Artes Marciais Yang Portugal

 

Travessa da Ordem Militar do Hospital

nº7 - 4º Dto

Falagueira

2700-626 Amadora

 

E-mail: info.aamyp@gmail.com