Modalidades - Qin Na / Chin Na
Qin Na pode ser entendido como agarrar e controlar, sendo Qin traduzido por agarrar/apanhar, tal como uma águia agarra a sua presa, e Na por segurar/controlar.
De um modo geral, para que a capacidade de combate seja eficiente, todos os estilos chineses têm quatro categorias de técnicas: Pernas (Ti), Mãos (Da), Projecções (Shuai) e Chaves (Qin Na), categoria esta que engloba técnicas de agarrar, que se especializam em controlar e imobilizar articulações, músculos ou tendões.
分筋
錯骨
閉氣
點脈
點穴
Desta forma, o programa de Qin Na da YMAA, inclui cinco categorias:
-
Dividir os Músculos/Tendões (Fen Jin) ou Agarrar os Músculos/Tendões (Zhau Jin) – Por um lado, Fen Jin está relacionado com as técnicas que causam rupturas nos músculos/tendões, quando as articulações são dobradas e torcidas. Por outro, Zhua Jin refere-se ao agarrar, pressionar e puxar os músculos/tendões.
-
Deslocar os Ossos (Cuo Gu) – são técnicas que causam luxações ao exercer-se pressão sobre as articulações na direcção errada do movimento natural dos ossos.
-
Selar a Respiração (Bi Qi) – são técnicas que causam insuficiência respiratória podendo ser feito de três formas: por estrangulamento da traqueia, por ataque aos músculos que envolvem os pulmões ou por ataque a pontos de acupressão específicos ou terminações nervosas.
-
Pressionar ou Selar as Veias/Artérias (Dian Mai ou Duan Mai) – são técnicas que provocam deficiência circulatória ao nível dos vasos sanguíneos, sendo executas através de pressão, impedindo a circulação do sangue, ou por ataque causando rotura dos vasos.
-
Pressionar os Meridianos ou Pontos de Acupunctura (Dian Mai ou Dian Xue) – são técnicas que afectam ou perturbam a circulação do Qi, através de ataques cirúrgicos a 108 pontos de acupunctura. A capacidade de penetração dos ataques e a hora correcta são determinantes para o sucesso desta categoria.