A YMAA - Mestre Yang Jwing-Ming

O Dr. Yang, Jwing-Ming nasceu a 11 de Agosto de 1946, em Xinzhu Xian, Taiwan, na Formosa - República Popular da China, e desde então tem vindo a dedicar parte da sua vida às artes marciais chinesas , bem como à divulgação e ensino das mesmas a nível internacional.   

 

A ocupação de Taiwan pelos japoneses, ao longo de 9 anos, conduziu a China para um cenário precário caracterizado, principalmente, pelo elevado nível de carências económicas ressentidas no país. Neste contexto, as dificuldades faziam-se notar de uma forma mais acentuada em famílias numerosas, como a família do Dr. Yang, obrigando-as a passar pela privação de alguns bens essenciais, tais como a alimentação. Apesar da situação difícil, este período ajudou o Dr. Yang a aprender a ser paciente e a testar a sua resistência.

 

Foi aos 15 anos que o Dr. Yang se iniciou na arte marcial chinesa Gong Fu (Kung Fu), sob a orientação do Mestre Cheng, Gin-Gsao, a qual teve a duração de 13 anos (1961-1974). Ao longo dos mesmos, tornou-se especialista no estilo Grou Branco das artes marciais chinesas, englobando técnicas de luta sem armas e com armas, entre as quais o sabre, o bastão, a lança, o tridente e os bastões curtos. Sob a orientação do mesmo mestre, o Dr. Yang aprendeu ainda Qin Na do estilo Grou Branco, as categorias de massagem Tui Na e Dian Xue, bem como tratamento herbal.

 

Aos 16 anos, o Dr. Yang começou o estudo do estilo Taijiquan com o Mestre Kao Tao, o qual posteriormente viria a aprofundar com outros mestres e praticantes seniores, nomeadamente, o Mestre Li, Mao-Ching (que teve como mestre Han, Ching-Tang) e Wilson Chen (que adquiriu a sua aprendizagem com o Mestre Chang, Xiang-San) em Taipé. Deste modo, o Dr. Yang tornou-se proficiente nas sequências de Forma de Punho de Taiji, Tui Shou, Forma de Combate de Dois Homens, Taiji Espada, Taiji Sabre e Taiji Qigong.

 

 

 

Quando alcançou os 18 anos, entrou para a Faculdade de Tamkang, em Taipé, para estudar Física. Paralelamente, iniciou a sua aprendizagem no estilo Punho Longo Tradicional de Shaolin com o Mestre Li, Mao-Ching no Clube de Guoshu da Faculdade de Tamkang (1964-1968), onde se tornou Instrutor Assistente do seu mestre.

 

Em 1971, completou o Mestrado em Física pela Universidade Nacional de Taiwan, ficando depois ao serviço da Força Aérea Chinesa (1971-1972) onde viria, também, a ensinar Wushu. Após este período, o Dr. Yang regressou à Faculdade de Tamkang para leccionar Física, voltando a reencontrar o Mestre Li, Mao-Ching. Com este prosseguiu o seu estudo nas artes marciais chinesas dedicando-se, desta vez, aos estilos de Gongfu do Norte, o qual incluía técnicas de luta sem armas (dando ênfase às técnicas de pernas) e técnicas de luta com a utilização de variadas armas.

 

Em 1974, o Dr. Yang deslocou-se até aos Estados Unidos para estudar Engenharia Mecânica na Universidade de Purdue. A pedido de alguns alunos, começou a ensinar Kung Fu, o que mais tarde resultou na fundação do Chinese Kung Fu Research Club da Universidade de Purdue, na Primavera de 1975.  Durante a sua permanência em Purdue, o Dr. Yang leccionou em várias cadeiras curriculares da faculdade a arte marcial Taijiquan. Em Maio de 1978, obteve o Doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade de Purdue.

 

O ano de 1982 ficou assinalado pelo início do ensino de artes marciais em Boston, onde o Dr. Yang viria a fundar a Yangs Martial Arts Association (YMAA). Desta forma, o Dr. Yang acabaria por desistir da sua carreira de engenharia para dar continuidade ao seu sonho de se dedicar ao estudo da cultura chinesa e dar a conhecer as artes marciais chinesas ao Ocidente.

 

Deste modo, e com o objectivo de complementar o seu trabalho nesta área, em 1984, fundou o Centro de Publicação YMAA, através do qual publicou 32 livros e mais de 75 vídeos sobre artes marciais e Qigong. Desde então, o Dr. Yang tem vindo a observar a evolução da sua escola, que alcançou a categoria internacional, estando hoje representada em 18 países, acumulando mais de 55 escolas.

 

O Dr. Yang participa em inúmeros seminários internacionais, de forma a partilhar o seu conhecimento em artes marciais chinesas e Qigong com todos os seus alunos. Dos países visitados constam: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Egipto, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irão, Irlanda, Itália, Marrocos, México, Polónia, Portugal, Suiça e Venezuela.

 

Em 2005, fundou o YMAA CA Retreat Center na Califórnia, uma organização sem fins lucrativos e, ainda, a Qigong Public Research Foundation (QPRF), também sem fins lucrativos, com o objectivo de construir uma ponte de conhecimento entre o Oriente e o Ocidente.

 

Actualmente, o Dr. Yang dedica-se a tempo inteiro ao Centro de Retiro da Califórnia, passando a presidência da YMAA Internacional para o seu filho Nicholas Yang

1/14
  • Facebook Reflexão
  • Reflexão YouTube

Perfil de Facebook

Canal YMAA Portugal

Associação de Artes Marciais Yang Portugal

 

Travessa da Ordem Militar do Hospital

nº7 - 4º Dto

Falagueira

2700-626 Amadora

 

E-mail: info.aamyp@gmail.com