Modalidades - Taijiquan / Tai Chi Chuan

A denominação Taiji apareceu pela primeira vez no livro Clássico das Mutações (Yi Jing), escrito na dinastia Zhou (1112 - 255 a. C.), significando Grande Ultimato ou a força capaz de gerar a partir do vazio (Wuji) a polaridade Yin e Yang, que mutuamente se complementam, divergem, contraem ou expandem.

Ao falarmos em Taijiquan não o podemos confundir com Taiji. Estes apresentam-se como conceitos distintos, sendo o último um conceito filosófico que orienta a estratégia de luta, os princípios fundamentais e a metodologia de treino da arte marcial Taijiquan.

 

O Taijiquan fora originalmente criado para o combate tendo, como teoria de luta, a utilização da suavidade contra a dureza e o circular para neutralizar o linear ou rectilíneo. Para alcançar este objectivo, o corpo deve estar relaxado para que os movimentos sejam fluidos e naturais. O Taijiquan dá ênfase ao desenvolvimento do Qi (energia interna), fazendo-o circular por todo o corpo, através da concentração da mente. É por este motivo, que esta modalidade é utilizada no ocidente para manter a saúde e aumentar a longevidade.

 

Deste modo, o Taijiquan tem vindo a ser transmitido por diversas famílias que deixaram as suas influências e características, tal como, diversos nomes surgiram para identificar os vários estilos (Chen, Yang, Wu, Sun, entre outros).

 

O programa de treino da YMAA inclui o estilo Yang Clássico, que se considera ser original de Yang Ban Hou.

  • Facebook Reflexão
  • Reflexão YouTube

Perfil de Facebook

Canal YMAA Portugal

Associação de Artes Marciais Yang Portugal

 

Travessa da Ordem Militar do Hospital

nº7 - 4º Dto

Falagueira

2700-626 Amadora

 

E-mail: info.aamyp@gmail.com