Modalidades - Shaolin Kung Fu
A denominação da palavra “marcial” em chinês é “Wu”. Esta, por sua vez, é composta por outras duas: “Zhi” que significa parar, cessar ou acabar, e “Ge” que significa lança, dardo ou armas no geral. Desde modo, podemos verificar que o significado original para as artes marciais, na China, é de “parar ou cessar o uso de armas”.
Neste contexto, “Wushu” traduz-se por “técnicas marciais”, referindo-se às técnicas que podem ser usadas de forma a cessar o combate. Isto significa, que as artes marciais chinesas foram criadas para findar as hostilidades e não para as iniciar, tendo uma raiz defensiva e não ofensiva.
Este conceito é muito diferente daquele que foi interiorizado pela sociedade Ocidental nos anos 60. Nessa altura, as artes marciais chinesas eram frequentemente generalizadas sob o termo “Kungfu” e apenas descritas como habilidades para lutar.
Contudo, o verdadeiro significado para Kung (Gong) é “energia” e para Fu é “tempo”. Quer isto dizer, que quando se aprende ou se pratica algo que implica um grande dispêndio de tempo e esforço é então chamado de Gongfu (Kungfu). Isto pode-se aplicar à música, à pintura, às artes marciais ou a qualquer outra tarefa de difícil concretização, que envolva tempo e paciência.
No entanto, Shaolin é o nome de um famoso templo budista construído no ano 495 d. C. e no qual foram criados ou fortemente influenciados muitos estilos que compõem as artes marciais chinesas. A designação “Shaolin Gongfu” traduz essa mesma origem ou influência.
Na YMAA treinam-se sob esta denominação os seguintes estilos: o estilo Grou Branco (Bai He) e o estilo Punho Longo (Changquan).
O Punho Longo refere-se a um grupo ou familia de vários estilos externos provenientes do Norte da China.
O programa da Ymaa tem por base o trabalho desenvolvido no Instituto Central de Nanking, fundado em 1928. Esta instituição tinha por objectivo congregar os melhores mestres de Kungfu de forma a conseguir consolidar a arte marcial.
As formas do Punho Longo enfatizam o uso dos chutos em extensão, posições amplas e uma grande variedade de técnicas de strike. É então um sistema de luta que se foca na média a longa distância, que utiliza movimentos grandes e circulares para melhorar a força muscular e mobilidade geral do corpo. Estas mesmas caracteristicas são também aplicadas nas várias formas de armas a dois.
O Grou Branco é um estilo tradicional Suave-Duro das artes marciais chinesas, criado no Sul da China, proveniente da provincia de Fujian.
De acordo com a tradição oral, foi criado pela artista marcial Fang Qiniang e é baseado nas caracteristicas do Grou Branco (às vezes também designado de Garça). O seu sistema de luta foi baseado nas observações dos movimentos, capacidade de luta e espirito deste animal, sendo depois ums dos estilos animais integrados no treino do Templo de Shaolin.
As caracteristicas principais deste estilo são as posições curtas e bem enraizadas, as complexas técnicas de punhos e a luta na curta distância, sendo também utilizadas um grande número de armas.