Artigos - O Qigong Yin-Yang da Bola Taiji

Por Dr. Yang, Jwing-Ming

Incorporar o uso de bolas no treino é prática comum na China tanto nos estilos internos como nos externos. O treino da bola era originalmente referido como “O Treino do Qigong Yin‐Yang da Bola Taiji”. Apesar de os métodos de treino diferirem de um estilo para outro, os objectivos principais são os mesmos. Esses objectivos são:

 

1. Fortalecimento físico do tronco, especialmente da coluna vertebral.

 

2. Condicionamento dos músculos requeridos para combate.

 

3. Para aprender a usar a mente a guiar o Qi para o corpo físico no sentido de manifestar potência.

 

4. O treino da Bola Taiji pode melhorar a capacidade e o potencial na prática do exercício “as mãos que empurram” Taijituisou. O Treino da Bola Taiji irá também melhorar a sensibilidade para o sentir (Jing que ouve) o qual é crítico para “as mãos que empurram” numa situação de combate no Taijiquan.

No Taijiquan, o treino da Bola Taiji costumava ser uma ferramenta de treino fundamental. No entanto, e devido ao seu secretismo, cada vez menos pessoas o aprenderam. Hoje em dia a arte da Bola Taiji é quase desconhecida.

 

Os benefícios para a saúde derivados da prática da Bola Taiji são significativos devido ao seu ênfase em condicionar o corpo. O treino da Bola Taiji no Taijiquan é feito com movimentos suaves, os quais não apenas condicionam profundamente o corpo físico, mas também treinam a mente e a coordenação e harmonização do Qi.

 

1. Respiração Wuji

Com esta técnica respiratória, deves de manter a mente no baixo Dan Tian enquanto inspiras e expiras profundamente usando a respiração abdominal inversa. A respiração abdominal inversa é feita do seguinte modo: quando inspiras, encolhe o abdómen e segura o teu períneo para cima. Quando expiras, empurra gentilmente o teu abdómen para fora e desce o teu períneo. Respira profundamente. Isto irá te ajudar a guiar o Qi de volta á sua residência, o baixo Dan Tian. Deves de praticar este exercício durante alguns minutos até a tua mente ficar extremamente calma.

 

2. Respiração das Yongquan

Com esta técnica respiratória, usas a mente para guiar o Qi até á planta dos pés. Uma vez que a tua intenção é usar a mente para guiar o Qi, deves de usar a respiração abdominal inversa. Primeiro, inspira profundamente enquanto guias o Qi até ao Dan Tian. Depois, expira, com intenção, enquanto imaginas que estás a empurrar os pés para o chão. O foco da mente deve de se estender pelo menos 6cm abaixo do chão.

 

3. Respiração das Laogong

Esta prática é muito similar á respiração das Yongquan. A única diferença é que usas a mente para guiar o Qi para as palmas e além destas. Continua a usar a respiração abdominal inversa. De novo, primeiro inspira profundamente e guia o Qi para o Dan Tian. A seguir, expira, com intenção, enquanto imaginas que estás a empurrar as palmas para baixo. O foco da mente deve estar pelo menos 5cm além das palmas.

 

4. Respiração das Quatro Portas

Nesta prática, deves de usar a mente para guiar o Qi para a planta dos pés e para as palmas das mãos ao mesmo tempo. Continua a usar a respiração abdominal inversa. De novo, primeiro inspira profundamente e guia o Qi para o Dan Tian, depois expira, enquanto imaginas que empurras as palmas e os pés para baixo. O foco da mente deve de estender‐se 5cm abaixo das palmas e das plantas dos pés.

 

5. A Respiração da Grande Circulação do Taiji

Nesta prática, usas a mente para guiar o Qi do Dan Tian através da cavidade Mingmen , ao longo da coluna vertebral para cima, espalhando para os braços ao nível na cavidade Dazhui. Para tornar tudo isto possível, tens de abrir a cavidade Mingmen com o movimento correcto do corpo.

 

6. Respiração da Bola Taiji

Nesta prática, usas a Grande Circulação para guiar o Qi do Dan Tian para as palmas enquanto também guias o Qi para as plantas dos pés. É uma prática respiratória de Grande Circulação e Quatro Portas. Nesta prática deves de imaginar e focalizar em duas bolas. Uma é a bola interna localizado no Dan Tian, enquanto que a outra é a bola externa existente entre as palmas. Quando a bola interna expande, a bola externa encolhe e quando a bola interna encolhe a bola externa expande. Esta é a técnica de respiração base que deve ser usada durante toda a prática do Qigong da Bola Taiji.

 

Três Passos no Treino

 

1. Interno (Sem Bola) – Pele e Medula Óssea

O primeiro passo é para te ensinar como usar a mente para guiar o Qi até á medula aumentando o Qi Medular. O qi da Medula é chamado de Sui Qi em Chinês, e pertence ao lado Yin do treino. Este exercício também te ensina como guiar o Qi até á superfície da pele para fortalecer o Qi Guardião. O Qi Guardião á chamado de Wei Qi em Chinês, e pertence ao lado Yang do Treino.

 

2. Externo (Com Bola) – Músculos, Tendões e Ligamentos

O segundo passo no Treino é condicionar o corpo físico, especialmente os músculos, tendões e ligamentos, os quais são necessários para manter a saúde física. No entanto, todos os padrões de treino estão desenhados para a aplicação no exercício de empurrar as mãos e no combate do Taijiquan.

 

3. Unificação do Interno com o Externo (Sem a Bola)

A fase final do treino da Bola Taiji consiste na unificação do Qi interno com a manifestação do corpo físico. Isto envolve usar a mente para guiar o Qi para o corpo físico melhorando o seu funcionamento, e a manifestação da potência.

  • Facebook Reflexão
  • Reflexão YouTube

Perfil de Facebook

Canal YMAA Portugal

Associação de Artes Marciais Yang Portugal

 

Travessa da Ordem Militar do Hospital

nº7 - 4º Dto

Falagueira

2700-626 Amadora

 

E-mail: info.aamyp@gmail.com